O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

11.05.2006

Nomeados para o Prémio Sakharov 2006

Os nomeados deste ano representam diversas formas de dedicação à defesa dos direitos humanos. A resistência contra regimes totalitários, a defesa dos direitos das minorias, o combate à violência contra as mulheres e a luta pela paz, pelo diálogo e pela liberdade de expressão são alguns exemplos admiráveis. Os 10 nomeados para 2006 foram apresentados pelas Comissões dos Assuntos Externos e do Desenvolvimento e pela Subcomissão dos Direitos do Homem do Parlamento Europeu.
Hélène Flautre, presidente da Subcomissão dos Direitos do Homem, salientou a diversidade dos candidatos deste ano e afirmou que "o prémio de 2006 representa um ano de trabalho do PE no domínio dos direitos humanos".
No dia 25 de Setembro, durante uma reunião conjunta, a Comissão dos Assuntos Externos e a Comissão do Desenvolvimento decidiram a lista dos 3 candidatos seleccionados. Esta lista será então remetida à Conferência dos Presidentes, que seleccionarou o vencedor durante o mês de Outubro. Cada um dos nomeados foi proposto por, pelo menos, 37 eurodeputados, ou por um grupo político.
Os nomeados de 2006 foram:
Ingrid Betancourt
Política colombiana, ex-senadora, activista contra a corrupção e o tráfico de droga, luta pelo fim da guerra civil através da negociação. Desde Fevereiro de 2002 é refém das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Foi nomeada por Marie-Arlette Carlotti (Grupo Socialista) em nome de um grupo de eurodeputados.
Colômbia: para todos aqueles que lutam pela libertação dos reféns
Cerca de 80% dos reféns de todo o mundo - mais de 3.000 pessoas - encontram-se na Colômbia. São candidatas ao Prémio Sakharov 2006 todas as pessoas (individuais e associações) que lutam contra o sequestro e apoiam as vítimas e as suas famílias na Colômbia. A nomeação foi feita por Mónica Frassoni e Daniel Cohn-Bendit (Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia) e apoiada por José Salafranca e Fernando Férnandez Martín (Grupo do Partido Popular Europeu e dos Democratas Europeus), por Frédérique Ries (Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais) e outros.
O Projecto Fulda-Mosocho do Prof. Muthgard Hinkelmann-Toewe
Este projecto tem por objectivo erradicar a mutilação genital feminina (MGF) na região queniana de Mosocho, bem como melhorar as condições de vida das suas mulheres. Entre 2002 e 2005 a taxa de MGF na região diminuiu de 98% para 66%. Foi nomeado por Alexander Álvaro (Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais) em nome de um grupo de eurodeputados.
Vladimir Kozlov
Activista dos direitos humanos e das minorias, líder da oposição étnica Mari contra a russificação intensiva do regime da República de Mari El (divisão federal da Federação Russa), escritor e jornalista, Vladimir Kozlov luta pela liberdade de expressão. O dialecto Mari pertence ao grupo linguístico fino-úgrico. Foi nomeado por Toomas Ilves (Grupo Socialista) em nome de um grupo de eurodeputados.
Bispo Erwin Kräutler
Bispo católico australiano missionário no Brasil, onde luta pelos direitos das minorias indígenas e pela preservação da floresta tropical no Brasil e em toda a região amazónica. Foi nomeado por Herbert Bösch (Grupo Socialista) em nome de um grupo de eurodeputados.
Somaly Mam
Cambojana defensora dos direitos humanos, luta contra a prostituição infantil e a escravidão sexual das mulheres e crianças no Cambodja e no Sudeste Asiático. Fundou a associação AFESIP ("Agir pour les femmes en situation précaire"), que visa reintegrar as vítimas do tráfico sexual na sociedade. Foi nomeada por Jules Maaten (Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais).
Alexander Milinkevich
Líder da oposição na Bielorússia e ex-candidato presidencial contra o Presidente Alexander Lukashenko, luta por um futuro democrático para o seu país. Foi nomeado por Jacek Saryusz-Wolski (Grupo do Partido Popular Europeu e dos Democratas Europeus) e por Brian Crowley (Grupo União para a Europa das Nações).
Ghassan Tueni
Jornalista e diplomata libanês apoiante entusiasta da identidade árabe. Pai de Gebrane Tueni, o editor jornalístico libanês assassinado no ano passado. Foi nomeado para o prémio Sakharov em memória das seguintes personalidades libanesas assassinadas: Rafiq Hariri, Basil Lléhan, Samir Kassir, George Haoni and Gebrane Tueni. Nomeado por Béatrice Patrie e Véronique de Keyser (Grupo Socialista) e por Francis Wurtz (Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde).
Mesfin Wolde-Mariam
Membro fundador do Conselho dos Direitos do Homem da Etiópia e defensor dos direitos humanos, luta contra a violência e a fome na Etiópia e por uma organização socio-política de cariz mais humanitário. Detido em Novembro de 2005, está actualmente a ser julgado e se for condenado incorre na pena capital. Foi nomeado por Ana Gomes (Grupo Socialista) em nome de um grupo de eurodeputados.
Mulheres de Preto – Belgrado
Esta organização sérvia pacifista, feminista e antimilitarista luta pela reconciliação entre as nações e etnias na ex-Jugoslávia e pelo reconhecimento dos crimes cometidos pelos militares e paramilitares sérvios durante o último conflito. Foi nomeada por Jelko Kacin (Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais) em nome de um grupo de eurodeputados.