O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

9.19.2006

Aprovado Parecer de Jamila Madeira sobre novo Fundo de Ajustamento à Globalização

Foram aprovadas esta semana, por larga maioria, as propostas formuladas pela Deputada Jamila Madeira para o novo Fundo de Ajustamento à Globalização – instrumento criado pela Comissão Europeia com o objectivo de contribuir para a reintegração no mercado de trabalho de trabalhadores vítimas de fenómenos como o encerramento e a deslocalização de empresas. Depois do sim da Comissão do Desenvolvimento Regional do PE, as conclusões da eurodeputada socialista irão agora ser integradas no Relatório de fundo respeitante a esta matéria, da responsabilidade da Comissão Parlamentar do Emprego e Assuntos Sociais.
No documento elaborado, Jamila Madeira procurou apresentar soluções que ajudem a promover uma aplicação célere do novo Fundo e uma distribuição equitativa e justa dos montantes disponíveis – 500 milhões de euros por ano, já a partir de 2007. A deputada, que considera ser "de louvar" o espírito que presidiu à constituição do novo instrumento, apela a que as verbas em causa "contribuam efectivamente para preservar os trabalhadores desempregados dos graves problemas económicos e sociais inerentes à sua condição".
Jamila Madeira recorda que, segundo os últimos dados conhecidos, há neste momento 19 milhões de desempregados na União Europeia, com tendência para agravar. "Trata-se de um fenómeno preocupante, sendo por isso imperioso criar condições para ajudar as pessoas vítimas da globalização a encontrarem rapidamente um novo emprego e a adquirirem novas competências".
O Modelo Social Europeu "tem um importante papel a desempenhar nesta matéria", sublinhou a deputada. A UE deve, por isso, enfrentar os desafios que se apresentam "com rasgos de inovação e de modernização da sua economia e do seu mercado de trabalho", apostando "na formação, no conhecimento e na valorização daqueles que se encontram no desemprego por causa das alterações nos padrões do comércio global". Para Jamila Madeira, é essencial, por exemplo, "proporcionar formação e acesso rápido a um novo trabalho, incutindo a ideia da flexisegurança, mas apostando também no incentivo ao espírito de iniciativa e à criação de condições para que se constituam com êxito novas pequenas e médias empresas no espaço europeu".
Fonte: InfoEuropa - Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu

1 Comments:

Blogger augustoM said...

Esperemos que sim, pois o Modelo Social Europeu, está deixar muito a desejar.
Convinha inscrever-tes para o jantar esta semana.
Um abraço. Augusto

19/9/06 13:53  

Enviar um comentário

<< Home