O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

7.25.2006

Flores Miosótis


Essa planta rasteira originária da Rússia, que geralmente tem entre 25 e 30 centímetros na fase de florescimento, possui pequenas flores azuis, flores brancas e flores rosadas que aparecem durante as primaveras.
O Miosótis gosta de baixa temperatura, sendo que se encontram naturalmente em lugares de altitude, espalhando-se por todos os continentes inclusive Africa e a América existindo naturalmente na região sul do Brasil e por todos os Andes, onde o Miosótis se adaptou muito bem, não se sabendo se chegou lá naturalmente ou foi levada pela mão do homem.
As flores Miosótis também são conhecidas como “não se esqueça de mim” ou ”não me esqueças” em várias línguas (“non-ti-scordar-di-me” na Itália, “forget-me-not” na língua inglesa etc....), são várias as formas de se explicar o seu nome bem como existem diversas as lendas e histórias que passaram de pai para filho.
Numa destas e proveniente de uma antiga lenda romântica alemã, conta-se esse nome está relacionado à última frase de um cavaleiro que, tentando alcançar uma flor para oferecer para a sua companheira, por conta do peso da armadura caiu em um rio e se afogou.
Noutra lenda, conta-se que o nome teria sido dado por Adão, ainda no Éden, que ao nomear as flores deste jardim se esquecera desta e, mais tarde, ao constatar que essa planta havia sido esquecida, deu-lhe então o nome de Miosótis como forma de compensação pelo o seu esquecimento.
Uma terceira lenda popular cristã diz-se que as flores dessa planta teriam ficado da cor azul quando a Virgem Maria lhes derramou lágrimas por cima.
Na Europa há um folclore que costuma atribuir diversos poderes mágicos ao Miosótis, tratando-o, por exemplo, como chave mágica para tesouros enfeitiçados.

Entre as várias Irmandades Maçónicas o significado apareceu depois da II.ª Guerra Mundial, o porquê deve-se a motivos nossos...quem quiser que investigue...

8 Comments:

Blogger G bloG said...

Também, por vezes, uso a Miosótis, mas Gosto mais de “não te esqueças de mim” ou “forGet me not”...

26/7/06 12:12  
Blogger augustoM said...

Como a tendência é para simplificar a lingua, vou passar a usar os miosótis, quando quiser recomendar que não se esqueçam de mim, é mais ecológico.
Um abraço. Augusto

2/8/06 14:32  
Blogger Juliana Belo said...

Obrigada pelo texto. O miosótis é uma das minhas flores preferidas...

25/9/07 22:57  
Blogger Nádia Alvim said...

Nádia Alvim

Passei 20 anos procurando essa flor, pois num momento mágico me disseram que essa flor viria às minhas mãos, e eu me lembraria de fatos da minha outra encarnação! Esta semana, a muda que ganhei quando conheci a flor começou a florescer, e desde entao tenho sonhos reveladores...rs...poderes do Miosótis? rs...nao sei dizer, só sei que estou apaixonada por essa linda flor azul!
Adorei o texto!

3/9/08 15:04  
Blogger Stone said...

...procurei muito para chegar até aqui, encontrei, miosótis faz todo o sentido para quem nunca mais irá encontrar alguém, pelo menos por aqui no lugar dos comuns mortais! Irei fazer uma enorme homenagem à pessoa que me colocou no mundo, que estará sempre no meu coração e na minha memória e que eu nunca...miosótis!

adorei o texto.

cumpts

19/9/08 17:48  
Blogger Nelken Rot said...

Agora moro en la rua Miosotis do España, eu adorei la vosa historia, eu sento muito mais feliz depois de leer o lindo texto. Muito obrigada.

Miosotis!!

Nelken Rot

22/8/09 17:49  
Blogger Rafaela said...

procuro com ansiedade umas mudas de miosótis,porque minha mãe dizia que minha vó gostava muito desta flor . Como não conheci minha av´eata seria uma maneira de conhece-la um pouquinho. Como consguir uma muda?

22/11/09 00:07  
Blogger ErichPassos said...

faltou contar do perfume especial e doce que essas pequenas exalam!

24/1/10 14:26  

Enviar um comentário

<< Home