O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

8.30.2006

Devore gelados para ser feliz!!!

Agora já pode comer gelados sem se preocupar com a barriga, pois são nutricionalmente mais saudáveis.
Gelados light, ou com mais cálcio, ou com menos gordura, são exemplos recorrentes. Como se não bastasse, devolvem-lhe o bom humor em poucos segundos alguma vez viu alguém a comer um gelado com cara de poucos amigos? Certamente que não!
A explicação da Dra. Paula Cristino, nutricionista do Club Clínica das Conchas, em Lisboa, não deixa dúvidas: "O componente mais calórico dos gelados são as natas, pelo que as empresas produtoras têm vindo a reduzir o seu teor nos gelados e a substituí-las por leite. Um gelado com natas possui entre 400 a 500 Kcal, enquanto um gelado sem natas tem cerca de 115 Kcal." "Todos sabemos que comer um gelado constitui um dos prazeres da vida - é divertido e está associado a recordações positivas da infância, das férias, de dias soalheiros e de bons momentos."
Factos frescos:
Um Magnum Classic contém a mesma quantidade de açúcar que os normais iogurtes de frutas de 150 g;
Uma porção de gelado contém menos gordura do que uma fatia de cheesecake ou de tarte de maçã, e até menos do que um croissant;
Uma barra de cereais contém uma quantidade de açúcar semelhante à de um Solero Exotic;
O Mini Milk contém uma quantidade de gordura semelhante à de um iogurte natural.
Sabia que...
Alguns dos primeiros gelados foram desenvolvidos há mais de 3.000 anos, quando os chineses começaram a misturar neve com fruta e mel.
São necessárias, em média, 50 lambidelas para consumir uma única colher de gelado.
Utilizamos 15.000 a 20.000 toneladas de fruta nos gelados, todos os anos, só na Europa.
Num inquérito recente junto de mais de 500 nutricionistas europeus, 70% afirmam que uma das razões pelas quais as pessoas não conseguem seguir uma dieta equilibrada, reside no facto de elas terem uma tendência para excluir alimentos divertidos, como os gelados.
Em Portugal consomem-se cerca de 4 litros de gelados por pessoa/ano.
P.S. - Este é o meu doce vício...