O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

11.05.2006

Jornalista e político libanês nomeado para o Prémio Sakharov

Ghassan Tueni, jornalista, político e diplomata libanês, é um dos três nomeados para o Prémio Sakharov 2006. Destacou-se por defender a tolerância num país dividido entre diversas comunidades religiosas e étnicas e por lutar pela liberdade e pela unidade no Líbano, promovendo a ideia de que o país se pode tornar mais forte através da sua diversidade. Foi nomeado em memória de diversas personalidades assassinadas no Líbano.
Ghassan Tueni nasceu em Beirute, em 1926. Regressou ao Líbano em 1948, depois de ter completado os seus estudos na Universidade de Harvard. A sua carreira política remonta a 1951 e já ocupou diversos cargos em governos libaneses. Foi embaixador e representante permanente do Líbano junto das Nações Unidas, entre 1977 e 1982. É pai de Gebrane Tueni, o editor jornalístico libanês assassinado o ano passado. Ghassan Tueni aceitou ser nomeado para o Prémio Sakharov 2006 para a liberdade de pensamento em memória de cinco personalidades assassinadas no Líbano:
Gebrane Tueni, filho de Ghassan Tueni, membro do parlamento libanês. A sua luta contra a presença militar e contra a influência política da Síria no Líbano valeu-lhe várias ameaças de morte, que o levaram a exilar-se temporariamente em França. Morreu no dia 12 de Dezembro de 2005, vítima de um atentado bombista, um dia depois de ter regressado ao Líbano.
Rafik Hariri, primeiro-ministro libanês entre 1992 e 1998 e entre 2000 e 2004. Desempenhou um papel fundamental na reconstrução de Beirute e lutou pela unidade entre as diferentes religiões e grupos étnicos. Em 1993 fundou um canal televisivo em Beirute, tendo sido igualmente fundador de um jornal, o Al-mustaqbal (O Futuro). Foi assassinado no dia 14 de Fevereiro de 2005, num atentado bombista no qual morreram mais 21 pessoas, entre as quais o antigo Ministro da Economia, Bassel Fleihan.
Bassel Fleihan, assessor do Ministro das Finanças libanês entre 1993 e 1999 e Ministro da Economia e do Comércio entre 2000 e 2003, desempenhou um papel preponderante no desenvolvimento do programa de reforma económica do Líbano. No dia 14 de Fevereiro de 2005 foi vítima de um atentado bombista, juntamente com Rafik Hariri, e morreu dois meses depois no hospital.
Samir Kassir, professor universitário, jornalista e historiador, também foi colunista do jornal diário libanês An-Nahar. Foi assassinado num atentado bombista no dia 2 de Junho de 2005.
George Hawi, político libanês e antigo secretário-geral do Partido Comunista Libanês, manifestou-se muitas vezes contra a interferência da Síria em assuntos libaneses. Morreu em Beirute, em Junho de 2005, vítima de um atentado bombista, quando uma bomba detonada por controlo remoto explodiu no seu carro.