O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

7.12.2007

Os problemas do Downsizing aplicado ao pessoal...

"Um livro recente, já citado nesta coluna (”The Disposable American”, de Louis Uchitelle), descreve, com detalhe, as consequências sociológicas, psicológicas e económicas da prática obsessiva da “gestão por despedimentos” nos Estados Unidos - país onde, até ao início dos anos noventa, dominava ainda a preocupação de promover (também legalmente) a segurança do emprego. E o quadro que se descobre é aterrador. Mesmo em casos benignos – como a saída por acordo, com boas compensações em dinheiro – , a perda do emprego tem um impacto moral inapagável. Ainda que surja logo novo emprego – o que, nos Estados Unidos, significa muitas vezes baixar de nível de vida – , a marca não desaparece. A perda de auto-estima está consumada. No fundo de cada um, instala-se o sentimento de ter sido rejeitado, considerado incapaz ou menos valioso. Uma parte do potencial que o trabalhador despedido tinha esvai-se no processo. Quer pelo lado da depressão, quer pelo da violência, a saúde mental corre riscos. Isto, claro, lá longe, nos Estados Unidos."
Extracto de artigo do Prof. António Monteiro Fernandes, docente no I.S.C.T.E. e publicado no Diário Económico de 09/07/07.

1 Comments:

Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

O extracto deste trabalho é muito oportuno e pena é que não seja mais conhecido. É através da profissão que um indivíduo se realiza, adquire um rosto e uma identidade: "Como se chama? O que faz?" São as cartas de apresentação. Além das consequências na gestão do orçamento familiar a perda de emprego traz danos irreparáveis na maior parte dos casos. Estas políticas neo-liberais estão a destruir as capacidades e potencialidades humanas e vão trazer consequências profundas no curto/médio prazo.

17/8/07 19:50  

Enviar um comentário

<< Home