O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

4.24.2007

Caminhos-de-ferro europeus aliam-se para fazer frente às "low cost" aéreas

Várias companhias ferroviárias europeias, lideradas pela alemã Deutsche Bhan e a francesa SNCF, querem lançar uma aliança comercial para fazer concorrência às companhias aéreas de baixo custo, segundo o diário alemão Handelsblatt de hoje.

"As companhias aéreas fazem acreditar que são mais rápidas e mais baratas. Queremos contrariar esta impressão", explicou um porta-voz dos caminhos-de-ferro suíços.

A aliança, inspirada do modelo adoptado pelas grandes companhias aéreas, deve agrupar os caminhos-de-ferro alemães, franceses, suíços, holandeses, austríacos, assim com o britânico Eurostar e a sociedade Thalys.

Segundo o Handelsblatt, o lançamento desta aliança por agora chamada "Railteam" está previsto para Dezembro, em simultâneo com o início das ligações a muito alta velocidade entre a França e a Alemanha, através dos comboios TGV e ICE.

P.S. – Boas noticias para os consumidores europeus, é pena que as companhias de caminhos de ferro ibéricas fiquem de fora, quem sabe se no futuro aderirem eu comece a ir para Paris de Comboio e não de Avião.