O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

3.25.2007

Há 50 anos Juntos na Europa!!!




A assinatura do Tratado de Roma, a 25 de Março de 1957, uniu várias nações no seio de uma grande família europeia. Cinquenta anos depois, estamos cada vez mais próximos. Embora continuemos a ser diferentes do ponto de vista da cultura, da língua e das tradições, a nossa união baseia-se em valores comuns:a liberdade, a democracia, o Estado de Direito, o respeito pelos direitos humanos e a igualdade. Cinquenta anos depois, há muito para festejar.

Paz e estabilidade

Cinquenta anos sem nenhuma guerra entre os países que fazem actualmente parte da União Europeia (UE) é um facto histórico sem precedentespara o qual muito contribuíram a integração e o alargamento de seis para 27 países. A União Europeia tem, além disso, sido também um arauto da paz no mundo.


Liberdade e democracia

A democracia é um dos principais valores comuns da Europa. Entre esses valores, destaca-se o da liberdade, que a União Europeia consagrou acrescentando‑lhe novos matizes como a liberdade de circulação de pessoas e de bens além‑fronteiras. Os cidadãos da União podem estudar, trabalhar e viver em qualquer país da UE com um mínimo de trâmites burocráticos, assim como beneficiar das vantagens sociais e no domínio da saúde em todos os Estados-Membros. É possível viajar em cada vez mais países da UE sem precisar de passaporte. A UE lançou também as fundações de um espaço onde as fronteiras já não são um obstáculo à justiça nem à liberdade.

Prosperidade

Os cidadãos da UE beneficiam de alguns dos níveis de vida e sociais mais elevados do mundo. E é precisamente essa a via que a Europa escolheu:assegurar o equilíbrio entre o aumento da prosperidade e o modelo social europeu. Mas uma pujança económica integrada também implica responsabilidades à escala mundial, o que a UE tem procurado reflectir nas suas políticas comercial e de ajuda.

Emprego e crescimento

Trabalhar em conjunto permitiu criar um mercado único: o maior espaço de comércio livre do mundo, uma moeda única partilhada pela maioria dos cidadãos europeus e normas comuns de protecção do ambiente e de segurança dos produtos. A conjugação destes factores fomentou o emprego e o crescimento e alargou o nosso leque de escolhas de produtos e serviços a preços competitivos.


Trata-se, sem dúvida, de resultados únicos que merecem ser festejados, mas não devemos comemorar apenas o passado. Temos uma oportunidade única de compreender melhor o presente, de nos voltarmos para o futuro e de debatermos a Europa que queremos.


1 Comments:

Blogger Filipe Brás Almeida said...

Excelente post.

19/4/07 02:59  

Enviar um comentário

<< Home