O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

5.29.2006

O destronar de um Ditador e o nascimento de mais um estado laico.

Ditador/Rei Gyanendra

Em 18 de Maio de 2006 nasceu mais um estado Laico e acabou o único estado confessionalmente religioso Hindu, o Nepal, nesta data o Parlamento passou uma Lei que declara o Ditador (com o titulo de Rei) Gyanendra à figura de um Chefe de Estado esvaziado de poderes (como se passa na quase totalidade dos Reinos Europeus), até aí e desde 1962 que no Reino do Nepal, o seu Rei, era considerado a encarnação terrena do Deus Hindu, Vishu, e foi em 2002 declarado por uma organização Hindu Mundial o Imperador Mundial Hindu, pelos vistos o Imperador será só sobre a religião, este também perdeu o seu direito de ficar isento de impostos, de ter imunidade legal (bem como a sua família) e de poder controlar o exercito.

No último censo cerca de 85% dos 27 milhões de Nepaleses declaravam-se Hindus, mas cerca de 59 grupos étnicos e culturais mantinham as suas religiões tribais originais com origem animista ou budista. O objectivo de construir um estado Hindu homogéneo foi um sonho partilhado tanto pela Casa Real Governante do Nepal como pelos extremistas Hindus da Índia, a organização Indian RSS, que doaram enormes quantias de dinheiro para que fossem suprimidos os protestos democráticos. A ingerência deve-se ao facto de que se o secularismo fosse implantado esta organização temia e com algum fundamento que o Nepal se torne terreno propício para que haja um crescimento de outras religiões nomeadamente as de origem cristã. Um recente estudo indicava que o Nepal tinha uma das maiores taxas de O.N.G.´s por rácio populacional, esta figura jurídica era utilizada para encobrir as acções dos missionários das diversas igrejas cristãs e até de organizações budistas que assim podiam operar legalmente no país, pois vigorava até então um estatuto de não conversão religiosa, embora as autoridades fossem pouco ou quase nada exigentes na sua aplicação efectiva.

O Estado do Nepal existe desde 1768, mas foi apenas em 1962 que o Pai deste Ditador e então Rei Mahendra (que não era o sucessor pois tanto este como o sucessor designado do reino, o seu meio irmão Birendra, com maior aceitação popular e menos hostil, foram mortos em circunstancias pouco claras á dois anos) dissolveu o Parlamento, reescreveu a constituição e usurpou o poder atribuindo-se poderes absolutos, desde então a oposição democrática entrou na clandestinidade e começou uma guerrilha militar maoísta pela implantação de uma Republica Popular, que foi patrocinada pela China durante muitos anos, progressivamente as liberdades foram repostas e foi eleito um parlamento com poderes limitados mas que foi ganhando novos poderes progressivamente, ficando apenas os que atrás foram referidos para os então Reis.

Vale controlado pela guerrilha maoista.

Este facto, da implantação da laicidade no estado, foi celebrado efusivamente e largamente pela população de todas as grandes cidades do país, tendo o Parlamento também declarado este dia como dia de Feriado Nacional. Parlamento este que foi reinstalado em Abril depois de massivos protestos pró democracia e pela reinstalação das liberdades democráticas e do parlamento Nepalês depois de estas terem sido suprimidas no final do ano passado bem como o Parlamento Nepalês ter sido dissolvido no ano passado e de o Rei/Ditador ter assumido os poderes absolutos.

Protestos no Nepal pelos partidários pró-democráticos.

Estas decisões foram tomadas por uma coligação de sete partidos que controla agora o governo e o Parlamento Nepalês e que tem como Primeiro Ministro Girija Parsad Koirala, estas resoluções foram feitas ao abrigo de uma série de leis especiais aprovadas por unanimidade pelo Parlamento. Nas próximas semanas vai ser eleita uma Assembleia Constitucional para refazer a constituição e será decidido por esta se o Ditador/Rei irá manter um papel simbólico e cerimonial ou se será abolida a Monarquia e reimplantada a República, relembremo-nos que o Nepal pertenceu a uma série de republicas aristocráticas que ou foram promovidas por Alexandre o Magno e o seu Helenismo no caminho para a Índia, ou têm uma origem ainda mais antiga. O Primeiro-Ministro Koirala defende a primeira solução mas a oposição e os rebeldes militares maoístas (que agora suspenderam os combates) defendem a reinstalação de uma Republica, facto que não parece afastado das pretensões da maioria da população, segundo as ultimas sondagens.

Fonte parcial: Boletim racionalista internacional.

1 Comments:

Blogger Aluizio Amorim said...

Caríssimo,

é uma satisfação estar aqui novamente e ler ótimos posts, como esse que exalta o nascimento de um novo estado laico.

Cordial abraço do

Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

P.S.: Postei no meu blog um artigo de minha autoria "Africanidades e ética do trabalho", que faz a crítica de certas ações baseadas no politicamente correto que vêm ocorrendo no Brasil sob o governo Lula. Sem querer fazer marketing do meu bloguinho, creio que o assunto vai lhe interessar.

30/5/06 05:24  

Enviar um comentário

<< Home