O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

11.21.2007

ASEAN quer impedir intervenção internacional

A Associação das Nações do Sudeste Asiático deverá criar uma agência para os direitos humanos que visa impedir a comunidade internacional de intervir em questões internas dos países nessa matéria.

A nova agência não deve intervir nas questões internas, mas proteger os países membros de tentativas internacionais de intervenção, recomenda um relatório diplomático confidencial, a que a agência noticiosa Associated Press teve acesso.
Os líderes da ASEAN adoptaram, na terça-feira, uma agenda que inclui a constituição de uma organização para os direitos humanos.
O mandato dos autores do relatório era listar os poderes e deveres da nova agência, que seria, de acordo com as recomendações, uma instância impotente relativamente às violações de direitos cívicos registadas em Myanmar (antiga Birmânia), onde os militares mataram pelo menos 15 manifestantes pró-democracia.
O conteúdo do relatório evidencia a relutância em colocar os países da ASEAN sob escrutínio internacional em matéria de direitos humanos que, segundo as orientações das Nações Unidas, não podem ser consideradas "assuntos internos" dos Estados.
O relatório, liderado por Singapura, diz ainda que a agência para os direitos humanos da ASEAN deveria traçar um "itinerário de longo prazo" para a promoção dos direitos humanos.
P.S. - É pena que haja países que pensem mesmo que ficaram impunes através de organizações criadas para o efeito!!!