Suecos criam horários de aula para notívagos
A primeira instituição sueca a implementar o esquema é uma escola secundária de Gotemburgo, que a partir de Setembro vai oferecer turnos opcionais entre 8h e 20h.
"Por que precisamos trabalhar todos no mesmo horário, e enfrentar os mesmos engarrafamentos? ", pergunta o manifesto do movimento B-Samfundet (Sociedade B).
"Por que temos que correr ao mesmo tempo para pegar as crianças na escola antes que elas fechem? Por que tudo tem que funcionar nos mesmos ritmos e horários, se isso causa problemas gigantescos na infra-estrutura da sociedade?"
O B-Samfundet tem origem na Dinamarca, onde o movimento foi criado no ano passado. Ainda neste Outono europeu, a Sociedade B será introduzida na Noruega e na Finlândia, e para Outubro está previsto o lançamento na Grã-Bretanha.
A Sociedade B se baseia em pesquisas científicas que indicam que cada indivíduo tem seu próprio ritmo biológico, uma espécie de "relógio interno" que é geneticamente determinado.
Segundo essas pesquisas, uma "pessoa B" possui um ritmo interno de 25 a 27 horas, enquanto o de uma "pessoa A" tem um ciclo de 23 horas. As "pessoas B" são mais produtivas no final do dia e têm dificuldades de despertar de manhã cedo, que é quando as "pessoas A" são mais activas.
É um movimento contra a tirania do despertador, que ao mesmo tempo se encaixa no debate sobre a criação de uma sociedade de horários mais flexíveis, com maior equilíbrio entre trabalho e lazer – e melhor qualidade de vida.
"Nosso objectivo é acabar com as rígidas disciplinas de horário da sociedade industrial, em que todos chegam ao mesmo tempo e saem na mesma hora", disse em entrevista a BBC Brasil Erika Augustinsson, vice-presidente do B-Samfundet.
"Vivemos em uma nova sociedade e queremos criar um novo jeito de viver, que respeite também os diferentes ritmos internos das pessoas", acrescentou.
Erika destaca que esses diferentes ritmos biológicos também são uma realidade nas escolas, onde um grande número de crianças e adolescentes tem dificuldades de concentração pela manhã.
Ou seja, esses alunos não têm exactamente preguiça de levantar para ir à escola, eles são apenas "pessoas B".
Na escola Vasa Lärcentrum, na cidade de Gotemburgo, o turno da tarde/noite está sendo introduzido depois de uma pesquisa realizada com os 150 alunos da instituição.
"A pesquisa mostrou que muitos estudantes consideraram a ideia bastante positiva", contou a BBC Brasil Ingela Welther, gerente de planeamento do Departamento de Educação do governo de Gotemburgo.
Segundo ela, a extensão do horário de funcionamento da Vasa Lärcentrum é uma experiência inicial, que poderá ser levada às outras escolas da rede pública:
"O objectivo é fornecer alternativas que ajudem os alunos a lidar melhor com seus estudos, e a completar sua educação com êxito".
Ingela Welther destacou ainda que a introdução do cronograma alternativo possibilita também o melhor aproveitamento das instalações da escola, que poderá absorver mais alunos.
Em Outubro, o movimento Sociedade B estará lançando o primeiro Website do mundo direccionado a oferta e busca de empregos para pessoas "B".
In BBC Brasil de 31 de Agosto de 2007
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