O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

9.22.2007

Como apareceu "O Dia sem Carros"?

O World Carfree Day (mais informações na World Carfree Network), como a data é conhecida em inglês, foi inicialmente celebrado por algumas cidades europeias durante a crise do petróleo nos anos 70.
Oficialmente, o dia foi instituído em 2000, durante a Jornada Internacional "In Town Without My Car" (Na Cidade, Sem o Meu Carro), organizada pela União Européia e que reuniu cerca de 760 comunas e municípios por toda a Europa.
Desde então, a mobilização teve um crescimento constante, estima-se que em 2007, mais de 1600 cidades em todo o mundo participarão.
Na União Europeia a campanha inicial "In Town Without My Car" já é mais do que "O dia sem carros" celebrado hoje mundialmente evoluiu e transformou-se na "European Mobility Week" que é uma semana promovida em milhares de comunas e municípios europeus que se centra em vários temas ligados há mobilidade, ecologia e promoção de uma vida saudável, para além do principal, que é o uso sustentável de transportes alternativos aos veiculos de combustão (automóveis, motas, etc...)