O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

2.26.2006

Se a estupidez pagasse imposto o Ministério Público estava todo carimbado...

Se a estupidez pagasse imposto o Ministério Público estava todo carimbado, a razão é a seguinte:

Conferência de Imprensa – 24/02/2006
(na Sede da Associação 25 de Abril, em Lisboa)

EM DEFESA DA MEMÓRIA,
SOMOS TODOS ARGUIDOS !

Participantes em representação do Movimento Cívico:
Martins Guerreiro
Duran Clemente
João Almeida
Henrique Sousa

Dois membros do Movimento Cívico “Não Apaguem a Memória!”, Coronel Duran Clemente e João Almeida, foram convocados pela PSP nos dias 20 e 21 de Fevereiro e constituídos arguidos a propósito duma concentração cívica junto às antigas instalações da sede da PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, em que estiveram presentes, no passado dia 5 de Outubro, tal como muitos outros cidadãos amantes da liberdade e preocupados com a preservação da nossa memória colectiva.

Este facto, causador de natural estupefacção e indignação, suscita a este Movimento Cívico o seguinte esclarecimento e tomada de posição:

- A concentração informal de cidadãos realizada em 5 de Outubro, para protestar contra a conversão das antigas instalações da PIDE/DGS, sinistra instituição do fascismo responsável pela prisão, tortura e mesmo assassinato de milhares de portugueses, em condomínio residencial fechado, revestiu-se de um carácter sereno, pacífico e em nada perturbador da ordem pública, como todos os presentes puderam testemunhar, incluindo os representantes da Comunicação Social que lá se deslocaram.

- A pretensão de autoridades policiais de converterem em crime uma legítima acção colectiva de cidadãos, que tranquila e serenamente exprimiram o seu ponto de vista, no uso das liberdades consagradas na Constituição, e de assim desperdiçarem recursos, tempo e meios tão necessários para o efectivo combate ao crime e à corrupção, é uma incompreensível acção intimidatória que importa denunciar para que suscite um generalizado, firme e mais vasto movimento de repúdio na sociedade portuguesa.

- A tentativa de reprimir um acto de cidadania é tanto mais intolerável quanto a nossa sociedade democrática o que precisa é de mais participação e de mais iniciativa dos cidadãos e não o contrário!

- Aos nossos companheiros vítimas desta perseguição arbitrária, injustificada e sem fundamento, afirmamos publicamente a solidariedade activa de todos os membros do Movimento Cívico e a exigência de que seja posto termo a esta ridícula e injustificada perseguição policial.

E, com toda a clareza, afirmamos: fomos muitos, membros ou não deste Movimento Cívico depois constituído, os que estivemos na concentração informal de 5 de Outubro. Todos somos responsáveis por um acto de liberdade que deveria ser, não perseguido nem criminalizado, mas valorizado como um pacífico exercício de cidadania responsável!

O Movimento Cívico “Não Apaguem a Memória!”, foi constituído em reunião plenária na Biblioteca-Museu da República e Resistência, prestigiada instituição devotada à investigação histórica e divulgação de valores democráticos, a partir de cidadãos que estiveram presentes na concentração de 5 de Outubro e que entenderam que era necessário prosseguir, de modo organizado e continuado, o esforço de mobilização cívica para a preservação da memória colectiva sobre a ditadura do chamado “Estado Novo” e sobre os combates pela liberdade travados nesse período por muitos portugueses.

Tem vindo a colher a adesão e o apoio de portugueses dos mais diversos quadrantes sociais e políticos, de prestigiados resistentes antifascistas, de sindicalistas, de historiadores, de escritores, de organizações sociais relevantes, como a prestigiada Associação 25 de Abril (cujas instalações nos foram cedidas para esta iniciativa e que tem sido incansável no seu continuado apoio), a Fundação Humberto Delgado, a FENPROF, o SPGL, o STML, a ATTAC, a Associação República e Laicidade, etc...

Este Movimento Cívico está a realizar contactos com diversas entidades públicas e organizações sociais, no sentido de dar corpo aos objectivos que orientaram a sua constituição e que estão expressos no abaixo-assinado sujeito à subscrição pública, o qual num curto espaço de tempo reuniu já mais de 1 500 assinaturas.

Queremos aqui destacar o frutuoso e positivo diálogo institucional estabelecido com o Ministério da Justiça e com representantes da magistratura judicial do Tribunal da Boa Hora, que conduziu já à autorização superior para ali ser instalada uma placa memorial que recorde o que foi o tristemente célebre Tribunal Plenário da ditadura. O diálogo agora estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa para que seja possível, pela cooperação de esforços e pelo diálogo com o promotor imobiliário, encontrar uma solução que preserve no local a memória e a lição, para as futuras gerações, do que foi a sinistra PIDE/DGS e de quem ali resistiu. Os contactos com deputados (vários dos quais, de diversos grupos políticos, subscritores do abaixo-assinado) e grupos parlamentares para a sensibilização da Assembleia da República no sentido de assumir também o seu indispensável papel na responsabilização do Estado pela salvaguarda, investigação e divulgação da memória do fascismo e da resistência, designadamente no que respeita aos seus espaços simbólicos mais importantes que sejam de carácter público. Os contactos em curso com a Câmara Municipal de Peniche e a preparação duma grande deslocação colectiva ao Forte de Peniche, no sentido de contribuir para a necessária mobilização e convergência de todas as boas vontades no sentido de serem assegurados os necessários apoios públicos à necessária e qualificada preservação daquele espaço, cuja história é inseparável da memória da repressão das liberdades, mas também de alguns dos momentos mais significativos da resistência.

Tudo isto, todo o activismo deste Movimento, queremos sublinhá-lo, assenta no voluntariado e na solidariedade e estímulo de organizações sociais e instituições que têm compreendido e valorizado a nobreza e interesse social e cívico dos seus propósitos.

Assim vamos continuar, não desistindo de combater para que espaços simbólicos como o Aljube, o Forte de Caxias, o Forte de Peniche, as instalações fundamentais da antiga PIDE/DGS, contenham espaços, elementos memoriais e históricos que preservem o significado e as lições dum período decisivo da História do século XX português.
Porque sem preservação da memória, não é possível construir um melhor futuro!

Movimento Cívico “Não Apaguem a Memória!”
Rua da Misericórdia, 95
1200-271 Lisboa
contacto@maismemoria.org

2 Comments:

Blogger augustoM said...

Não Apaguem a Memória e um movimento contrário ao que muitos querem, apagar a memória da PIDE o mais rapidamente possível, por nunca ser tarde para se descobrir algum rabo de palha. Porque jugas que, após o dia 25 de Abril, houve uma corrida tão grande aos arquivos da PIDE? Porquê esses filhos da puta desses agentes nunca foram julgados?
Há muita gente de hoje que esteve muito comprometida com os de ontem.
Mas a luta nunca deve parar, mesmo que seja utópica.
Contudo,lamento que as atenções só estejam viradas para a PIDE, como se ela tivesse sido única nas represálias políticas, talvez seja uma questão de moda, mas antes de ela existir, pelo menos a minha memória não esquece, os horres da Ligião Portuguesa, e dessa ninguém fala.
Um abarço. Augusto

28/2/06 19:34  
Blogger Júlia Coutinho said...

Obrigada por teres colocado este post de um movimento a que estou ligada.
Respondendo ao Augusto devo dizer que a Pide, directamente ligada a Salazar, era de facto a "cada-mãe" da Legião Portuguesa. Ao combatermos/falarmos da Pide estamos a combater igualmente todas as ramificações que dispunha. A Legião funcionava como um braço da Pide, era uma, se não a maior, fonte de informação da Pide, com uma cadeia de "bufos" por todo o sítio, incluindo empresas, escolas, repartições públicas, etc. Ao Ministério do Interior e à direcção da Pide chegavam regularmente os seus impressionantes relatórios sobre toda a sociedade portuguesa. Não eram únicos, claro. Também a direcção da GNR os fazia. Andavam ao despique. Para já não falar de toda uma catervada de bufos directamente ligados à pide e que se espalhavam por toda o território e tecido social.
Era horrível, de facto. Ninguém imagina, sequer.
Um abraço

5/3/06 19:14  

Enviar um comentário

<< Home