O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

2.08.2006

Lisboa com neve em 1954...

Estas fotos que me chegaram ao meu e-mail através de Paulo Rosado da Silva demonstram como ficou Lisboa no nevão anterior em 2 de Fevereiro de 1954, enquanto Lisboa era governada pelo provinciano e estrangeiro de Santa Comba Dão, que a pôs num Inverno Politico, não deixa de ser estranho que ao nevar em Lisboa, não se veja pessoas na rua a brincar na Neve, nesta altura a até a alegria era vista com maus olhos!!!


As fotos acima foram tiradas da varanda de uma casa e na Avenida António Augusto de Aguiar.

Esta foto foi tirada no Parque Eduardo VII

Esta foto foi tirada na Rua Castilho

O meu pai que morava em Alcântara lembra-se que morreram muitas pessoas de frio e pneumonia por esses dias e nos dias e semanas seguintes, nada que fosse digno de notícia pois a censura não deixava passar tais notícias.

Uma das pessoas que faleceu dois meses depois, em 3 de Abril de 1954, com pneumonia, foi o Dr. Aristides de Sousa Mendes, “a grosse Mensche” (um grande homem), que salvou milhares de vidas, e que viu a sua reabilitação diplomática dificultada pelo também provinciano e estrangeiro Cavaco Silva, tal facto deve-se unicamente ao Dr. Mário Soares (que o condecorou póstumamente em 1989 com a Ordem da Liberdade) e aos familiares e amigos (muitos Judeus e outros refugiados que salvou) do Cônsul.

O provincianismo que de novo tomou conta da minha amada Lisboa, não poderia ter maior premonição do que a neve que a atingiu em 29 de Janeiro passado, como curiosidade e com fotos do actual nevão existe este Blog: neve e frio, esperemos que não seja nada...apenas um facto natural...