O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

1.31.2006

Blogstício de Inverno

Decorreu no anterior 28 de Janeiro na Associação 25 de Abril com muitos camaradas Blogueiros, um jantar de convívio.
O Solstício e os Equinócios festas que celebram a Fraternidade humana e na antiguidade ritos religiosos e de passagem importantes, são desta maneira motivos de celebração, neste Blogstício de Inverno, evocado pelos antigos como celebrativo de Janus ou do mito da renovação, foi por isso mesmo mais um convívio que ficou marcado pela renovação em termos de novas modalidades de interacção.

No meu entender, vários factos marcaram este encontro:
O local, ao contrário de outros Blogueiros (e que justamente tem direito á sua opinião), acho a escolha acertada por vários motivos, o simbolismo do local que é a Associação 25 de Abril é um facto a destacar, quem não está bem com o tempo político em que vive ou seja num país que deve a essa revolução o facto de nos encontrarmos livremente, que pura e simplesmente mude de país e não vá, pois não está com certeza no espírito de uma Fraternidade mas sim de um convívio sem objectivos, o que não me parece ser o facto, depois o mesmo é central (dá acesso por várias formas a quem não quiser ir de carro, pode ir de metro, por exemplo) e por fim a sala permite como refere e bem o Fernando B. do Fraternidade outro á vontade, para além de que o Sr. Henrique Lima como anfitrião e chefe de mesa foi incansável, o que minimiza o problema do fumo, embora ache que quem critica o facto de se ter fumado também deveria dar o exemplo, indo fumar para a excelente sala conexa ao espaço.
Criaram-se novas formas de convívio para além desta há a destacar o encontro promovido por Blogueiros poetas que se realiza em Santarém e promovido entre outros pelo o Orca do Sete Mares, iniciativa importante pois cria plataformas de convívio importantes e alternativas, ao mesmo tempo complementares, fica a ideia para criar convívios semelhantes entre Blogueiros Políticos e Blogueiros de Humor, coisas que poderão nascer com a vontade dos convivas.
No convívio foi instituída uma nova forma de contacto, ou seja, mais ou menos depois do mesmo, cada Blogueiro poderá eventualmente ler um poema ou um conto ou falar de sua justiça sobre um tema, o que aconteceu comigo, que lancei a minha próxima iniciativa em termos de Blogs de que darei devido conhecimento, mais á frente num post, aqui neste Blog.
Foi também decidido criar uma comissão de Blogueiros com a Sandra Feliciano do Cobre & Canela (e outros Blogs que apresentou a ideia no anterior encontro) o Augusto Dias do Klepsidra (e outros Blogs como o Editorial que é muito bom) e eu próprio que irá apresentar propostas para levar por diante uma Associação de Blogueiros.
Na decorrência do jantar apareceram a Prof. Manuela Magno (a pessoa que eu apoiei primeiramente para as Presidênciais de 2006), com que fiquei agradavelmente surpreendido pois não a tinha convidado, nem sabia da sua ida, bem como do Prof. José Botelho Ribeiro (outro pré-candidato), ambos explicaram o processo, como também já tive oportunidade de referir, que foi tudo menos liso.
Por fim ficou marcado novo encontro, e que e ao contrário do que fiz na minha alocução do encontro, reservo o anúncio para a organização do mesmo.

6 Comments:

Blogger SDF said...

Sandro:

Ninguém sabia da ida da Manuela ao jantar, da mesma maneira que ninguém sabia da ida da Fernanda, nem do Brito. Eu jantei com eles nessa noite e convidei-os para me acompanharem a tomar café convosco, uma vez que me tinha comprometido a aparecer lá para o café, embora não participando no jantar.

Relativamente ao projecto da associação de bloggers, continuo a defender que a ideia que apresentei em Outubro só faz sentido ir adiante havendo um número significativo de interessados. Não havendo, não será uma associação, mas uma carolice. Achei algo precipitado algumas decisões quase unilaterais que se tomaram a este respeito no jantar de dia 28, sem auscultar previamente as opiniões e a vontade dos presentes. Por isso acho sensato aguardar que outros se pronunciem sobre o assunto antes de dar quaisquer outros passos, e é o que pessoalmente irei fazer - aguardar serenamente.

Quanto ao resto, faço copy-paste do comentário que fiz ao teu comentário no meu blog sobre o meu post sobre este assunto:

"Caro Sandro (Geosapiens):
Se há coisa em que estarei sempre de acordo contigo é em reconhecer-te plena liberdade para discordares de tudo o que eu digo, disse ou possa vir a dizer! ;-)

Et vive la difference!

"I disapprove of what you say, but I will defend to the death your right to say it."
S. G. Tallentyre (Evelyn Beatrice Hall),
"The Friends of Voltaire", 1906"

31/1/06 23:01  
Blogger Fábula said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1/2/06 14:08  
Blogger Fábula said...

realmente, há tanta associação de tanta coisa (no outro dia vi no telejonal uma Associação de Rogérios, imagine-se), pq ñ criar uma de "blogueiros"?!
se bem q gostava de saber quais seriam os objectivos da dita cuja, pois ñ se poderia ficar pela organização de encontros, digo eu! =)
mas isto é uma singela opinião, eu ñ estou nada interessada em associar-me, confesso!

1/2/06 14:13  
Blogger Jorge Castro (OrCa) said...

Sandro, meu caro, subscrevo praticamente tudo do que dizes. De repente, torna-se algo irreal que alguém conteste o local - um restaurante que, por acaso, está dentro da Associação 25 de Abril mas que até tem gestão autónoma - apenas porque existem conotações políticas por parte da Associação?!?!?... Mas quais políticas, qual Napoleão!

E o 25 de Abril não foi levado a cabo por um alargado e heterogéneo grupo de militares que iam da direita à esquerda, num arco-íris político apenas unido por estar farto de tempos salazarentos e castrantes?

E quem poderá, de boa mente, ser (ou estar) tão "retroactivo" que a simples menção ou proximidade da expressão 25 de Abri lhe desencadeie algum prurido de urticária?

Se assim for e houver assim tal penitente, que se afaste, que vá para "as dele", que não nos perturbe com as suas alergias, que se escafeda e vá gritar para os seus quatro ventos ou quatro cantinhos o seu descontentamento, pois ninguém o obriga a ir. E, ainda assim, que fique a saber que, se grita, é porque há 30 anos alguém criou condições para que hoje gritasse!

Haja, na verdade, um pouco de bom senso e se, mesmo assim, não se entenderem gregos nem troianos, que cada um seleccione o local que lhe pareça mais aprazível. Afinal, ninguém impôs obrigações de comparência...

Um grande abraço.

1/2/06 23:04  
Blogger Maria Carvalho said...

Gostei da tua análise do Encontro. Também gostei que mencionasses o 'poesia nos blogs' que será em Santarém a 4 de Março. Concordo inteiramente com o último parágrafo do comentário do Jorge Castro!! Beijinhos para ti.

2/2/06 11:59  
Blogger A. Cabral said...

O blogosfera transgride a sua existencia virtual, e' importante desenvolvimento!

Vai mantendo as gentes informadas desse novo associativismo...

Abraco,

3/2/06 12:51  

Enviar um comentário

<< Home