O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

11.11.2005

No fim de contas quem manda são os traseiros dos cavalos europeus...

Não resisti a pôr esta piada, que recebi por e-mail, da superioridade Europeia em muitas áreas mesmo que os E.U.A. se considerem o supra sumo em muitas coisas:
A bitola dos caminhos-de-ferro, ou seja, distância entre os dois trilhos dos Estados Unidos da América é de 4 pés e 8,5 polegadas.
Porque foi usado este número?
Porque era esta a bitola dos caminhos-de-ferro ingleses e, como os caminhos-de-ferro americanos foram construídos pelos ingleses, esta medida foi a usada.
Porque é que os ingleses usavam esta medida?
Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes dos caminhos-de-ferro e utilizaram as mesmas bitolas das carroças.
Porque era usada a medida (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças?
Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham esta medida.
E por que tinham as estradas esta medida?
Porque estas estradas foram abertas pelo antigo império romano aquando das suas conquistas, e estas medidas eram baseadas nos carros romanos puxados por dois cavalos.
E porque é que as medidas dos carros romanos foram definidas assim?
Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalo!
Os culpados!!!
Finalmente...
O vaivém espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol no Utah. Os engenheiros que projectaram estes tanques queriam fazê-lo mais largos, porém, tinham a limitação dos túneis ferroviários por onde eles seriam transportados, que tinham as suas medidas baseadas na bitola da linha, que estava limitada ao tamanho das carroças inglesas, que tinham a largura das estradas europeias da época do império Romano, que tinham a largura do traseiro de dois cavalos...