O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

8.31.2005

Geração bué da fixe

Normalmente detesto generalizações, mas o Miguel Carvalho, não deixa de ter razão, por isso publiquei este artigo de opinião, pois concordo na quase totalidade com o mesmo:
Tenho passado um bocadinho das manhãs a ver os Morangos com Açúcar.

Entre uma dentada na fruta e uma bolacha, mastigo a série que faz sucesso nos lares portugueses, agora em dose dupla na TVI. Eu percebo a malta jovem: as férias de Verão já vão longas, a Playstation está racionada e entre as brasas dos incêndios e as brasas dos Morangos, escolhem as segundas.
A série propriamente dita tem tudo para fazer sucesso, dos 7 aos 77, como o Tintim. Desde logo, o enredo é simples, básico: as gajas e os gajos que se comem ou não se comem, a escolha entre o amor e a carne, técnicas de engate, borgas com sumo de laranja, um cheirinho a putos perdidos na droga, famílias problemáticas com divórcios, madrastas, betos, pais coitadinhos, tudo muito limpinho e umas cabecinhas de ar a condizer. Ah! Também tem umas criancinhas idiotizadas, de produção bem portuguesa.
Pelo meio, ensinam-se umas quantas coisas politicamente correctas, tipo discurso de Miss Universo sobre a guerra e a paz no mundo. Coisas vagas sobre o racismo, o sexo seguro, o respeito à diferença. Ensinam-se também coisas más, como o desenrasca, a deslealdade, a trafulhice, o parecer antes do ser, a desresponsabilização. Ensinam-se tiques, também, palavras giras, tás a ver?
A par dos Morangos, e à custa da passagem pela série, anda também por aí uma banda de jovenzinhos musculados, «bons comó milho», a correr Portugal. A cantar, diz-se. Uma amiga foi ver os D´Zert - é assim o nome do grupo - a uma praça de Touros e viu o que julgava impensável: milhares lá dentro, centenas cá fora, os rapazinhos muito profissionais e melosos e as rapariguinhas aos gritinhos, algumas das quais atirando soutiens e cuequinhas. Com papás a ver.
Há uns anos vi uma coisa do género em Vila Real, andava Paulo Portas a correr o distrito, tentando afirmar-se como líder. O final da jornada foi no salão de uma escola secundária. Quando o então líder do CDS subiu ao improvisado palco, percebeu duas coisas: ou falava para o boneco ou mandava a pequenada para a cama. Escolheu a primeira. A assistência era esmagadoramente constituída por rapariguinhas em êxtase com a expectativa de verem...os Anjos. Quando Paulo Portas percebeu, já estava fora, meu!Vieram os Anjos e lá voltaram a saltar as cuequinhas e soutiens, atirados de olhar lânguido, por entre peluches e cartas de amor. Estava lá tudo, tipo fractura exposta: a puberdade atropelada, a adolescência iriçada. E os papás a ver.
Os últimos anos trouxeram-nos o pontapé do Marco, a vitória do simplório Zé Maria, as vaidades e as cirurgias da Lili em directo, os artistas fast-food da Operação Triunfo, o rústico Avelino elevado a celebridade, o Castelo-Branco suficientemente ambíguo para aberração de circo, Santana Lopes primeiro-ministro, os encornanços ao vivo com sotaque brasileiro e agora...os Morangos. Com Açúcar, pois, que a juventude formada (ou será deformada?) pela TV, o CD e o DVD só quer provar o lado doce da coisa. Sem pensar nas consequências.
Não sei se já perceberam que, em Portugal, estamos a alimentar os burros a pão-de-ló.

Um dia, esta geração vai querer que continuem a ser os outros a comer a palha. E aí é que vão ser elas.

Artigo de Opinião de Miguel Carvalho na Revista Visão

4 Comments:

Blogger mar revolto said...

Belo artigo e bastante oportuno!
Beijo

1/9/05 03:01  
Blogger CP said...

AH AH AH
Excelente.

1/9/05 09:10  
Anonymous Anónimo said...

E os papás a ver... Vivemos numa sociedade de extremos... De um lado encontramos meninos muito mimados, aos quais a vida é excessivamente facilitada e onde tudo é aceite com a desculpa da idade. No outro extremo observamos muidos residentes em bairros de lata que aprendem cedo de mais que, a eles, a vida não vai ser nada facilitada e nada vai ser desculpado... É altura de pensarmos que geração é a nossa e qual o rumo a tomar, de modo a que estes extremos deixem de estar tão distanciados...

4/9/05 21:18  
Blogger Geosapiens said...

o cm tem razão...quanto á Lina disse tudo...

5/9/05 23:18  

Enviar um comentário

<< Home