O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

8.23.2005

Perguntas aos candidatos à Câmara de Lisboa...

Aceito o desafio de relançar a campanha á Câmara de Lisboa, por esse motivo e apenas só por esse motivo é que abro a excepção, de não discutir certos assuntos, a que me auto impus quando abri este Blog.
As perguntas feitas por veteranos do P.S., conheço bem o Brotas, e que infelizmente nunca tiveram nenhuma influência dentro do mesmo pois sempre se afirmaram pela discussão de ideias e não pelo tachismo, caciquismo e lambe-botismo que caracteriza o actual Partido Socialista (e diga-se de passagem todos os outros partidos), são:
1. Algum dos candidatos à Presidência da Câmara de Lisboa se preocupa com o risco de sismos na cidade e pretende tomar medidas para os minimizar?

2. Algum pretende discutir os projectos de expansão da rede do metro, nomeadamente, os da linha vermelha? Que opinião têm sobre o inconveniente dela não chegar à estação ferroviária de Campolide? E sobre o projecto da chamada "linha das 7 colinas" apresentado num recente encontro promovido pela Autarquia sobre acessibilidades e que o Governo teve o bom senso de por de lado há dias?
3. Preocupam-se com a localização da futura estação terminal dos comboios TGV e interessam-se pelo problema da travessia ferroviária do Tejo? Que opinião têm sobre a localização do futuro NAL e sobre o destino a dar ao actual Aeroporto da Portela?
4. O Estado português tinha meios financeiros mais do que suficientes para construir a ponte Vasco da Gama. Preferiu concessionar a sua construção e exploração futura a uma empresa privada a quem já pagou em 8 anos mais do que custou a ponte. Concordam os candidatos com soluções deste tipo?
5. Consideram os candidatos que o quartel de Campo de Ourique na rua Ferreira Borges não deve ser vendido sem a Câmara ter aprovado antes um projecto de urbanização da área que ocupa? Entendem que este projecto deve ser objecto de um amplo debate público?
6. Lamentam os candidatos a venda a privados (que já o revenderam) do edifício do antigo Hospital de Arroios, que incluía o edifício de uma antiga igreja, e onde estavam instalados serviços de luta antituberculosa que ficaram significativamente prejudicados, e que podia ser utilizado para serviços e instituições de interesse social, nomeadamente como hospital de retaguarda?
7. Assumem o compromisso de tornar públicos todos os estudos mandados fazer pela Câmara com a indicação de quanto lhe custaram e estão dispostos a tornar públicos os salários de todos os seus acessores e dos gestores das empresas municipais?
8. Consideram que a Câmara deve apoiar com verbas, formação, apoio técnico e equipamentos pequenas empresas de jovens que actuem no campo de reparação e manutenção de edifícios para, simultaneamente, criar empregos e garantir que estas reparações se façam em boas condições?
9. Como encaram a ideia da Câmara criar um sistema de bolsas de estudo e outros meios de apoio para permitir a crianças particularmente dotadas dos meios mais desfavoráveis prosseguirem os estudos?
10. Face a notícias como a de que os produtores de batatas do Oeste a venderam a 5 cêntimos o quilo, pensam que a Câmara deve procurar encontrar e estimular medidas que permitam uma melhor comercialização dos produtos agrícolas da região de Lisboa, de modo a pagar preços mais altos aos produtores e a assegurar a venda de produtos mais baratos na cidade?
11. Os candidatos dispõem-se a lutar para que na urbanização prevista para o término da Rua António Maria Cardoso não seja de todo apagada a triste memória de ali ter sido a sede da Pide?Sugerimos aos candidatos que nos seus cartazes de propaganda indiquem os seus emails. Tomaremos esta indicação como um indício de que continuarão, no caso de serem eleitos, a procurar manter o contacto e a ouvir os munícipes.
Esperamos que, no curso da campanha, alguns se pronunciem sobre algumas destas perguntas.
Agradecemos a divulgação deste texto, nomeadamente, em blogues. Ficaremos igualmente satisfeitos se órgãos da Comunicação Social o referirem ou reproduzirem total, ou parcialmente. Agradecemos os comentários, criticas e outros contributos que nos sejam feitos chegar.

(13/7/05).
Contributo de:
PS-Veteranos
Contactos: lvbarbas@netcabo.pt; antonio.brotas@gmail.com; Viriato Macedo: 961828673 .