O OUTRO LADO DA MOEDA!!!

3.07.2006

Cartão Europeu de Seguro de Doença

Este Cartão já se encontra disponível nos 25 países da União Europeia desde de finais de 2005 bem como a todos os cidadãos europeus que viajem no Espaço Económico Europeu (União Europeia, Suiça, e países da EFTA) têm direito a um Cartão Europeu de Saúde, que irá simplificar os procedimentos a ter em conta quando necessitarmos de cuidados médicos urgentes num desses países.


Por isso é conveniente levar connosco o Cartão Europeu de Saúde, quando viajarmos pois este dá-nos acesso aos cuidados médicos urgentes nos 25 países da U.E. bem como no espaço económico europeu (União Europeia, Suiça, e países da EFTA).

Para mais informações, devemos contactar os serviços da Segurança Social e é relevante a informação de que este cartão não substitui qualquer seguro de viagem, feito por uma eventual companhia de viagens a que compramos alguma viagem dentro deste espaço referido, nem cobre tratamentos a realizar noutros Estados-membros, apenas serve para quando viajamos por nossa conta e risco no espaço comunitário, que são a grande maioria das viagens que hoje os cidadãos europeus efectuam.

Sobre o cartão temos mais informações nos links seguintes (em inglês, francês e alemão):
Tudo sobre o Cartão de Saúde Europeu

A implementação do Cartão de Saúde Europeu