As minhas impressões sobre a conferência, do Clube Loja de Ideias, sobre o 11 de Setembro ...
O painel de convidados teve algumas mudanças e acertos, o Dr. João Marques de Almeida (Director do Instituto de Defesa Nacional) não pôde vir em vez deste veio o Prof. Dr. Vasco Rato e á ultima da hora por um problema de saúde repentino, o Sheik David Munir também não pôde aparecer.
Com o Diogo Moreira como moderador e o Dr. Paulo Gomes (do Gabinete Coordenador de Segurança do Ministério da Administração Interna – GCS-MAI) do lado esquerdo e o Dr. Vasco Rato do lado direito deu-se inicio à conferência, esta contou com a presença de cerca de 50 pessoas, que foram bastante participativas.
O Diogo Moreira fez a apresentação da conferência e dos conferencistas e passamos á mesma:
O Rato e o Elefante.
Há um ditado em África que diz “Que os ratos podem abalar os elefantes”, é daí que vem aquela crença que os Elefantes tem medo de ratos, é obvio que isso é uma falácia, não sei o sentido inicial do ditado, mas aplica-se ao decorrer da conferência.
O Prof. Dr. Vasco Rato é uma personagem bastante conhecida (para quem não o conhece, disponibilizo uma foto mais próxima e que não é da conferência), como polemista, um verdadeiro “revolucionário” da direita (são tão poucos nesta categoria que podemos, neste cantinho á beira mar plantado, contá-los pelos dedos de uma mão) e mostrou de que fibra é feito um polemista da sua área politica.
Diga-se de passagem que não tenho nada contra a sua área ideológica, pois o Dr. Mota Amaral que nos honrou com a sua presença no lançamento do clube e até é mais conservador que o Prof. Dr. Vasco Rato, se portou de uma forma mais cordata e até consensual, exactamente o contrário da maneira que se portou o nosso convidado.
Neste caso o “rato abalou os elefantes”, não só os da assistência e do resto do painel de conferencistas, mas “os elefantes sagrados” dos princípios em que se fundamentam os valores europeus, até os anti-europeistas se sentiriam tentados em sê-lo, depois do razoado de afirmações que o Prof. Dr. Vasco Rato produziu no debate.
A audiência composta, a meio e meio por cidadãos jovens e menos jovens, foi amplamente participativa, e tivemos diálogos e uma troca de argumentos bastante interessante entre o Prof. Dr. e muitas das pessoas que assistiam ao debate, nomeadamente entre uma posição mais belicista e pró administração Bush (pelo menos no âmbito de actuação desta a nível internacional) defendida pelo Prof. Dr. e o contrário por muitas pessoas da assistência, a mesma foi de tal maneira animada na troca de impressões que o Prof. Dr. que tinha que sair ás 23:00 só saiu ás 0:00.
A coerência e os esclarecimentos.
A paciência demonstrada, por esse motivo pelo Dr. Paulo Gomes, foi heróica, começando a partir das 0:00 a responder ás questões que lhe foram levantadas, e sim ainda havia umas 30 pessoas nessa altura na sala, fêz o mesmo com bastante coerência.
Referiu-nos as medidas do Governo e da União Europeia em relação ao terrorismo, em evitar os atentados e na reacção pós atentados, esclareceu a audiência e limitou-se a ser directo dando as suas opiniões pessoais de forma cordata, uma bênção depois do anterior conferencista.
Conclusões e futuras iniciativas.
É pena que a comunicação social generalista, pelo menos a maioria, não tenha dado importância ao debate, se puséssemos uma dançarina do ventre provavelmente iria a T.V.I. e a S.I.C., como não fizemos foram os que foram.
Mas a pedrada no charco foi dada, ou seja, há cidadãos que estão disponíveis para discutir e lançar debates, as próximas iniciativas podem ver no Armazém da Loja.
3 Comments:
Obrigada pela visita e pelos links. Voltarei aqui mais vezes.
olá. abraço. triangular (...)...
...de nada hfm...eu adoro visitar os teus Blogs...por isso conduzi-los daqui é um prazer...
...também a si...outro...mendes ferreira...
Enviar um comentário
<< Home